Reciclando Vidas e Sonhos

Uma mulher negra, filha de lavradores, cresceu com os ensinamentos da família sobre a importância de estudar e aprender o trabalho na roça. Anos se passaram até que ela descobre através do associativismo uma forma de ajudar as pessoas e transformar sonhos em realidade.
Ana Paula Imberti

Ana Paula da Conceição Imberti nasceu em 1989, em João Neiva, ES, mas sempre morou em Ibiraçu. É casada e tem uma filha.

Em 2014, Ana fundou, com outras 8 mulheres, a Associação de Coletores de Materiais Recicláveis do Município de Ibiraçu (Ascomçu). Começou como tesoureira e, em 2022 assumiu o seu segundo mandato como presidente da instituição. Sob sua gestão, a Ascomçu vem consolidando sua atuação na conscientização e mobilização das pessoas em favor de uma mudança de comportamento em relação ao descarte destes materiais.

Ana, que já participou de dois concursos de Miss Catadora, tendo alcançado o terceiro lugar, entre mais de 50 concorrentes, conta que só foi ao cinema uma única vez na vida, aos 14 anos de idade. Sua história, “Reciclando Vidas e Sonhos”, será um documentário que contará como o trabalho na coleta transformou a sua vida e a das coletoras e coletores da Associação.

Diário de Bordo

Período de gravações: 24 a 26/01 de 2023

A estreia na direção

Estavam todos ansiosos para o início das gravações, mas para nossa diretora estreante esse momento é ainda mais especial. Na primeira cena, Rafael Mazza, diretor de fotografia, dá umas dicas para Ana Paula, autora da história “Reciclando Vidas e Sonhos”, que logo já está à vontade, passando as instruções para os personagens.

Primeiro dia de gravações

As primeiras cenas, filmadas hoje, acompanham o trajeto do lixo reciclável desde a coleta nas ruas até a prensagem no galpão. Aliás, que cenário incrível que é esse galpão! A sequência da esteira rendeu muitas histórias como a que uma mulher escondeu as jóias dela no fundo do saco de lixo do banheiro. Eis que a faxineira tirou o lixo do banheiro e colocou pra fora. Adivinhem o que aconteceu?! A patroa, desesperada, foi atrás de suas jóias no galpão!

A chegada do caminhão da coleta

O filme vai acompanhar o trajeto do material reciclável desde a coleta nas ruas até suas destinações finais. Mas a gente sabe que um filme nem sempre (ou quase nunca) é gravado de forma linear. No primeiro dia foram feitas as cenas do caminhão chegando abarrotado no galpão e o material sendo previamente separado. As cenas acompanhando o caminhão serão gravadas posteriormente.

As histórias do lixo

Após a chegada, o material segue para a separação nas esteiras. A sequência rendeu histórias curiosas como a de uma mulher que escondeu suas jóias no fundo do saco de lixo do banheiro. Eis que a faxineira tirou o lixo do banheiro e colocou pra fora. Adivinhem o que aconteceu?! A patroa, desesperada, foi atrás de suas jóias no galpão.

As histórias de vida

Que cenário incrível é esse galpão da ASCOMÇU! Fundada há 8 anos por um grupo de mulheres, a ASCOMÇU é a Associação de Coletores (hoje homens e mulheres) de Materiais Recicláveis do Município de Ibiraçu, no ES. A Associação é cenário e motivação para a história da Ana Paula, que vai contar não só o trajeto do material recolhido na cidade como também a história de vida dessas mulheres e homens.

Roda de conversa

Gravação da roda de conversa onde as coletoras e coletores falam de como encaram este trabalho, de suas experiências e como a coleta seletiva e a conscientização mudaram suas vidas.

Segunda parada, primeiro filme do circuito

Ibiraçu, ES - 04 de julho de 2023

Noite enluarada na estreia de “Reciclando Vidas e Sonhos” em Ibiraçu, ES. A segunda noite do circuito lançou o primeiro filme do Curta Vitória a Minas, da diretora Ana Paula Imberti. O documentário mostrou o trabalho e a vida das coletoras e coletores de material reciclado da ASCOMÇU.

Oficinas

Durante as oficinas, cada diretor filmou uma cena de seu roteiro usando colegas e professores como atores e técnicos. As filmagens ficaram por conta de Ana Rezende, professora e diretora de fotografia. Com a atividade, experimentaram na prática não só a direção de fotografia, como diversos aspectos de uma produção audiovisual como a execução do roteiro e plano de filmagem, produção, som, direção de arte, e direção de atores.

Lembre-se de voltar aqui após o lançamento do filme para comparar a cena imaginada com a cena final! 

Na imprensa

Diário Popular de MG

Curta Vitória a Minas II inicia gravação dos filmes
27/01/2023

Folha do Litoral

Curta Vitória a Minas II inicia gravações em Ibiraçu
27/01/2023

Prefeitura de Ibiraçu

Ibiraçu vira campo de filmagem
26/01/2023

ES Hoje

Curta Vitória a Minas II inicia gravações na cidade de Ibiraçu
26/01/2023

Hoje ES

Curta Vitória a Minas II inicia gravações em Ibiraçu
24/01/2023

Ficha de Inscrição

Assine

* indicates required