Documentário celebra histórias de vida em Ibiraçu (ES)

Um céu bonito repleto de estrelas abraçou a noite de lançamento do curta-metragem “Reciclando Vidas e Sonhos”, da diretora Ana Paula Imberti, na cidade de Ibiraçu, marcando o segundo dia do Circuito de Exibição do Curta Vitória a Minas II. A coletora de material reciclável, presidente da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Ibiraçu (Ascomçu), registrou no documentário a sua trajetória e as histórias de vida de mulheres e homens que se dedicam ao trabalho da coleta seletiva e da reciclagem no município.

Uma lua exuberante se formou atrás da telona de cinema enfeitando o cenário da sessão de cinema ao ar livre. A Analista de Responsabilidade Social da Vale, Viviane Fontes, comandou a apresentação da sessão e convidou os personagens do documentário para contar um pouco sobre como foi a experiência de viver as emoções de um set de filmagem e, ao mesmo tempo, compartilhar suas lutas e desafios.

Uma das ideias é a circulação da obra pelas escolas de modo a divulgar e valorizar as histórias dos coletores e fortalecer o trabalho de conscientização e educação ambiental da associação em defesa da preservação do meio ambiente através de atitudes socialmente responsáveis como a coleta e a seleção do lixo.  

Os espectadores assistiram ao filme da cidade e a outras obras feitas a partir de histórias contadas por moradores de municípios que se desenvolveram no entorno da Estrada de Ferro Vitória a Minas. A representante da Vale anunciou algumas novidades do projeto. Uma delas é a legendagem das obras para exibição na TVs do trem de passageiros, ampliando a difusão dos curtas-metragens para mais pessoas. Outra boa notícia é a preparação do projeto para a terceira edição do Concurso de Histórias do Curta Vitória a Minas.

“Que alegria estar presente na culminância dessa segunda edição do Curta Vitória a Minas! Um processo que se iniciou há um ano e agora temos esses 10 curtas incríveis entregues ao grande público em sessões de cinema na praça para os moradores das cidades se verem na grande tela do cinema, se alegrarem e se emocionarem. Esse projeto tem a sensibilidade de revelar a identidade, a memória e alma de moradores das cidades participantes. Já ansiosa pela terceira edição”, celebra Viviane Fontes.

A sessão contou ainda com a presença de outro diretor desta segunda edição. Luan Ériclis Damázio da Silva, de João Neiva (ES), lançará nesta quinta-feira, às 19h30, a ficção “O T-Rex e a Pedra Lascada”. Quem também prestigiou o lançamento em Ibiraçu foi a bibliotecária Nilma Scarpati, diretora selecionada na primeira edição do Curta Vitória a Minas com a história “O Segredo de Giuzzeppe”.

Osana Vicente de Oliveira quis ver bem de perto na telona o filme em que participa como personagem de histórias reais. Ela trabalhava como coletora de material reciclável na associação na ocasião das gravações das cenas do documentário e se encantou com o que viu na tela. “Eu amei o filme! Foi muito bom ter trabalhado com os materiais e ainda ver esse trabalho passar num filme. Não tem palavras pra expressar essa experiência que vivi. Me deu uma saudade de abraçar as meninas, de estarmos juntas novamente”, relata Osana, que precisou se afastar das atividades em decorrência de um problema de saúde.

Moradora de João Neiva, Osana conta como foi enriquecedor trabalhar na associação de Ibiraçu. “É maravilhoso trabalhar com reciclável. Eu aprendi muito. Quando eu não trabalhava na associação, eu não separava o lixo. Agora, lá em casa, tudo é separado. Foi maravilhoso participar e ver alguém nos filmando. Obrigada pelo filme!”, destaca Osana.

A exibição do documentário para a comunidade numa sessão ao ar livre é um momento de muita emoção para os autores. “Foi maravilhoso! Foi importante para mim e para toda equipe Ascomçu mostrar o nosso projeto para que as pessoas possam conhecer e ver como é o processo da reciclagem, pois muitos ainda não sabem quem são essas pessoas e o que elas representam na sociedade. Foi maravilhoso poder ver todo o projeto finalizado e mostrar para as pessoas o resultado de todo esse processo audiovisual que incluiu a capacitação, a gravação, a edição e, agora, essa exibição. Gratidão ao Instituto Cultural Vale, ao Instituto Marlin Azul, a Prefeitura Municipal, aos amigos e amigas”, destaca Ana Paula Imberti.

Texto: Simony Leite Siqueira

Fotos: Gustavo Louzada

Ficha de Inscrição

Assine

* indicates required