Santa Cruz

Rita Bordone
O ritual era religioso, mas, a minha visão, como criança, era mais artística diante daquelas cores, era artesanal com o ato de cortar papel colorido, os barulhos, caminhar depois pra ver qual a cruz mais bonita.

Rita de Cacia Bordone nasceu em 1963 em Bom Jesus do Galho, MG. A pequena Rita cresceu numa família de artesãos apaixonados pelas artes. O pai, lavrador, gostava de inventar brinquedos como o relógio de casca de laranja e o anel de cera de abelha. A mãe costurava, bordava e benzia quem desejasse curar os males do corpo e da alma.

Rita é graduada em Artes Visuais. Amante, conhecedora e observadora dos pássaros. Artesã colecionadora de objetos e ideias. Especializada em impressão têxtil botânica em utilitários. Sua arte é um olhar sobre o cotidiano em busca de novos significados para os elementos do dia-a-dia.

Vivendo em Ipatinga desde 1997, sua história, “Santa Cruz”, é uma homenagem ao gesto de sua saudosa mãe de pendurar em portas e janelas da casa, lá em Bom Jesus do Galho, cruzes de madeira decoradas com papel colorido, como um ritual de proteção, agradecimento e devoção mariana.

Diário de Bordo

em breve

Oficinas

Em breve as cenas realizadas na oficina.

Durante as oficinas, cada diretor filmou uma cena de seu roteiro usando colegas e professores como atores e técnicos. As filmagens ficaram por conta de Ana Rezende, professora e diretora de fotografia. Com a atividade, experimentaram na prática não só a direção de fotografia, como diversos aspectos de uma produção audiovisual como a execução do roteiro e plano de filmagem, produção, som, direção de arte, e direção de atores.

Lembre-se de voltar aqui após o lançamento do filme para comparar a cena imaginada com a cena final! 

Na imprensa

Rádio Mundo Melhor
Leste de Minas recebe gravações do projeto Curta Vitória a Minas II
16/02/2023
Portal N
Artista ipatinguense tem história contada no projeto Curta Vitória a Minas
09/02/2023
Diário Popular de MG
Tribuna acolhe primeiro dia de gravação de curta “Santa Cruz”
09/02/2023
Silmara de Freitas
Artista ipatinguense tem história contada no projeto “Curta Vitória a Minas II”
09/02/2023
Carta de Notícias
Artista ipatinguense tem história contada no projeto “Curta Vitória a Minas II”
09/02/2023
Diário Popular de MG
Vale do Aço recebe gravações do Curta Vitória a Minas II
04/02/2023
Diário do Aço
Curta Vitoria a Minas Grava em Cenário Na Zona Rural de Ipatinga
12/02/2023

Ficha de Inscrição

Assine

* indicates required