Clipping

Portal N
09/02/2023
Artista ipatinguense tem história contada no projeto Curta Vitória a Minas
Marcelo Luciano

Uma artista nascida em Bom Jesus do Galho e radicada em Ipatinga desde o final dos anos 90 é uma das personagens escolhidas para estrelar uma das histórias contadas na série de curtas-metragens do projeto Curta Vitória a Minas II, patrocinado pela Vale.

Nesta nova edição do projeto, estão sendo contadas dez histórias, e o primeiro filme a ser gravado no Vale do Aço é Santa Cruz, dirigido pela artesã Rita Bordone, que reside e trabalha em Ipatinga desde 1997.

Graduada em artes visuais, Rita participou de diversas oficinas de artes, teatro, dança contemporânea, cenografia e maquiagem, se especializou na arte da impressão têxtil botânica em utilitários e coleciona objetos e ideias do cotidiano para serem transformados e ressignificados em exposições.

O roteiro será gravado em Ipatinga esta semana. Em seguida, a equipe de produção se deslocará para Naque, onde gravará entre os dias 13 e 15 O Tempo era 1972, dirigido pelo aposentado Ademir de Sena Moreira. Das dez histórias selecionadas nesta segunda edição do projeto, cinco são mineiras e cinco capixabas. Em Minas Gerais, foram escolhidas histórias de Ipatinga, Naque, Aimorés, Coronel Fabriciano e Nova Era.

Curtas-metragens

“Temos em nossa região histórias muito ricas, que merecem ser contadas e conhecidas por todos. Como explicam os produtores, as narrativas são escritas por moradores de cidades capixabas e mineiras que se desenvolveram no entorno da Estrada de Ferro Vitória-Minas e estão virando filmes de curta-metragem de até 15 minutos”, destaca o diretor do Departamento de Cultura de Ipatinga, Leonardo Batista.

Após a seleção, os dez autores se reuniram numa imersão para estudar noções básicas de roteiro, direção, fotografia, som, produção, direção de arte e mobilização comunitária, contando com o acompanhamento de profissionais do cinema de renome nacional.

Com o roteiro e o plano de produção em mãos, cada autor voltou para sua cidade de origem para articular e envolver a comunidade na materialização da obra. Neste momento, está sendo colocado em ação o plano de filmagem.  As novidades sobre as gravações podem ser acompanhadas no endereço eletrônico https://curtavitoriaaminas.com.br.

plugins premium WordPress

Ficha de Inscrição

Assine

* indicates required