Holerite

Ademir de Sena

Ademir de Sena nasceu em 1958, em Naque, quando o lugar ainda fazia parte de Açucena, MG. Aos 18 anos, começou a trabalhar como inspetor de qualidade na Usiminas. Voltou a estudar e fez o curso técnico de Mecânica Industrial. Aposentou-se na mesma empresa após 32 anos de atividades.

O segundo filho da professora Naná e do lavrador Nenêgo aprendeu a vencer a escassez com força de trabalho. No contraturno da escola, Ademir e o irmão José quebravam pedras, usadas na construção de uma ponte. Vendeu sorvete, engraxou sapato, plantou capim, vendeu galinhas, laranja e tentou construir uma vendinha em frente de casa pra vender banana verde do quintal.

Para criar sua história, Ademir voltou no tempo. Mais especificamente para 1972, período da construção das canaletas às margens dos trilhos para escoamento das águas. Com Ismar, seu outro irmão, subia no caminhão com os trabalhadores, às 6 da manhã, e serviam pão com manteiga no canteiro de obra. Depois das vendas, ouviam uns causos antes de pegar a rodovia à pé de volta para casa. Às vezes, iam com o caminhoneiro até a cidade vizinha buscar água num bicão somente pra conhecer outros lugares.

Esta história será contada por Ademir, na tela, no curta “O Tempo Era 1972”.

Diário de Bordo

em breve

Oficinas

Em breve as cenas realizadas na oficina.

Durante as oficinas, cada diretor filmou uma cena de seu roteiro usando colegas e professores como atores e técnicos. As filmagens ficaram por conta de Ana Rezende, professora e diretora de fotografia. Com a atividade, experimentaram na prática não só a direção de fotografia, como diversos aspectos de uma produção audiovisual como a execução do roteiro e plano de filmagem, produção, som, direção de arte, e direção de atores.

Lembre-se de voltar aqui após o lançamento do filme para comparar a cena imaginada com a cena final! 

Na imprensa

Rádio Mundo Melhor
Leste de Minas recebe gravações do projeto Curta Vitória a Minas II
16/02/2023
Portal N
Artista ipatinguense tem história contada no projeto Curta Vitória a Minas
09/02/2023
Diário Popular de MG
Vale do Aço recebe gravações do Curta Vitória a Minas II
04/02/2023
Diário Popular Minas Gerais
“O Tempo era 1972” volta ao passado para transformar memórias em filme
14/02/2023

Ficha de Inscrição

Assine

* indicates required