O projeto Curta Vitória a Minas tem por objetivo possibilitar aos moradores dos municípios vizinhos à Estrada de Ferro Vitória a Minas a oportunidade de contar histórias, reais ou fictícias, e transformá-las em filme, registrando a memória, os costumes, hábitos, saberes, lendas, personagens e peculiaridades destas localidades, contribuindo para o fortalecimento territorial e comunitário.
O projeto de formação, produção e difusão audiovisual já produziu 25 curtas-metragens em duas edições que aconteceram em 2014/2015 e 2022/23. Os curtas de até 15 minutos, têm roteiro, direção e produção dos autores selecionados e moradores dos municípios participantes.
A terceira edição do Curta Vitória Minas está com inscrições abertas.
Oficinas
As oficinas aconteceram de 4 a 18 de setembro de 2022, em Aracruz, ES. A programação incluiu aulas de roteiro, direção, produção, direção de fotografia, som, edição, dentre outros conteúdos, ministrados por profissionais do cinema.
Ao final de 15 dias intensos, os participantes voltaram para suas cidades com seus roteiros prontos para começar a produção local.
Os antes autores das histórias, transformaram-se em roteiristas e produtores de seus próprios filmes!
Produção e filmagens
Agora também diretores, os autores voltaram para suas cidades e iniciaram a produção dos filmes, que incluiu a busca pelos apoios e equipe locais, definição de locações, elenco, figurino e trilha sonora. Entre janeiro e março de 2023, foram realizadas as filmagens dos filmes em cada uma das cidades. Foram em média 4 dias de gravações para cada filme.
Edição
Encerradas as gravações dos 10 filmes, cada um dos autores/diretores viajaram a Vitória para a edição dos filmes no IMA.
Circuito de exibição
O caminhão-cinema começou o circuito de exibição no local onde tudo começou, na cidade de Aracruz/ES, no dia 04/07/2023, onde aconteceram as oficinas, ainda em 2022. Em seguida, aconteceram as estreias de “Reciclando Vidas e Sonhos”, no dia 05/07, em Ibiraçu/ES; “O T-Rex e a pedra Lascada”, no dia 06/07, em João Neiva/ES; “Colatina, A Princesa do Rock” e “O Último Trem”, no dia 07/07, em Colatina/ES; “Um Ponto Rotineiro” , no dia 08/07, em Baixo Guandu/ES; “Lia, Entre o Rio e a Ferrovia” , no dia 09/07, em Aimorés/MG; “Santa Cruz” , no dia 12/07, em Ipatinga/MG; “Holerite” , no dia 13/07, em Naque/MG; “Um Olhar Para a Maternidade” , no dia 14/07, em Coronel Fabriciano/MG e, encerrando o circuito, “Bicicleta Envenenada” , no dia 15/07, em Nova Era/MG.