Montar é escolher, estabelecer relações e sentidos

Depois de aprender noções básicas sobre roteiro, direção, produção, fotografia, som e direção de arte, a turma de autoras e autores do Curta Vitória a Minas III mergulhou no universo da edição com a orientação da diretora e montadora Marcia Medeiros. Nesta entrevista, a realizadora audiovisual destaca a função da montagem, seus desafios e como a experimentação das cenas vivenciada pelos participantes ajuda a entender como se preparar para a gravação dos filmes nas cidades.  

Qual a função da montagem na construção de um filme?

Marcia Medeiros – A montagem começa na concepção da linguagem, desde o momento em que você cria um roteiro, descreve as ações, sons e imagens e pensa o filme a partir dos planos que vão ser filmados. A montagem começa na decupagem do filme. É um longo processo. A gente não consegue montar um filme sem conhecer profundamente o material bruto. É preciso assistir tudo. A montadora precisa conversar com a direção para conhecer as suas intenções. Então, é capaz de olhar para o material a partir deste filtro formado pelas motivações de quem dirigiu o filme. O material bruto é soberano. A pessoa pode dirigir, ter milhões de intenções, mas o que será montado é aquilo que foi produzido no set. E, entendendo isso, a montagem faz o melhor possível com o que ela tem em mãos.

É necessário ter um conhecimento profundo de tudo o que se tem à mão porque editar é fazer escolhas. Escolher é um movimento que fazemos em todo o processo de produção de um filme. Alguém está sempre escolhendo, seja o lugar onde será colocada a câmera, a forma da atuação dos atores, o jeito de filmar etc. Na edição não é diferente. Escolher é o que mais fazemos nesta etapa do processo. Qual o melhor take? Onde ele começa e onde termina? E os critérios de escolha são diversos.

Quais habilidades são importantes para este processo de escolha da montagem?

Marcia Medeiros – Uma delas é saber organizar o material. Cada projeto pede um tipo de organização. As ficções em geral são organizadas por cenas. É uma pasta por cena. Dentro de cada pasta tem áudio e vídeo e as sequências brutas sincadas. Tem ainda as pastas de trilha sonora, ruídos, arte, etc. No documentário depende de cada projeto, podendo ser por personagem, por diária, por locação, por evento. Esta organização é fundamental para não se perder ao longo do processo. Vamos tirando do material o que não é o filme, criando novas timelines e seguimos criando relações. A montagem é um saber técnico e artístico ao mesmo tempo.

Quais são os problemas mais comuns encontrados pela montadora diante deste material bruto?

Marcia Medeiros – Muitas vezes há um excesso ou uma falta de elementos fundamentais. Por um lado, pode haver excesso, pois grava-se demais, fazendo com que as escolhas fiquem mais difíceis. Por outro lado, muitas vezes, falta material essencial.

Por exemplo, costumamos usar um termo “imagem de cobertura”. Estou tentando não usar mais esta expressão porque parece ser uma função da imagem apenas utilitária. Não podemos nos esquecer, tanto na ficção quanto no documentário que, além das falas e dos diálogos, existem formas de se dizer próprias do cinema – através das imagens e dos sons. Estes componentes são igualmente expressivos e podem contextualizar um lugar, um sentimento, um personagem.

É preciso também criar momentos de passagem, como respiradas que ajudam a processar o filme. Em geral, as relações de continuidade entre planos, o raccord, podem se tornar um grande problema na montagem. Nas ficções isso é mais delicado do que nos documentários.

Como a montagem constrói a narrativa de uma obra?

Marcia Medeiros – Uma das delícias da edição é a manipulação do tempo e a criação do ritmo do filme, seja estendendo a duração dos planos, seja contraindo, em função da atmosfera que se quer passar. É na montagem que se estabelece o intervalo entre as falas ou se os personagens devem falar ao mesmo tempo. Num único corte é possível criar elipses temporais de minutos, semanas, anos, séculos ou eras. Existem muitas possibilidades de manipulação do tempo. 

É na montagem que se materializa a linguagem do filme. Nos primeiros momentos da obra já sabemos o modo como o tempo é tratado. O processo de montagem é riquíssimo, estabelece o ritmo, escolhe o que é melhor, cria relações entre os personagens, entre os personagens e os lugares, as imagens e os sons, na medida em que relaciona planos. Todos os sentidos são criados a partir das relações e é na montagem que estas associações são construídas. 

Durante o curso, as autoras e autores puderam gravar uma cena de cada história, experimentando o que acontece num set de filmagem. Qual o resultado deste exercício coletivo e colaborativo?

Marcia Medeiros – A partir desta ideia de filmar uma cena de cada filme, juntamos as aulas de fotografia e som e eu pude acompanhar esses processos. A oficina de montagem foi voltada para a montagem das cenas gravadas. Sinto que a conexão entre as diferentes aulas possibilitou uma noção bastante rica do que seja fazer um filme. Estamos aqui lidando com um projeto muito específico. Não estamos formando cineastas, fotógrafos, técnicos de som, montadores. Estamos apresentando a linguagem audiovisual, muitas vezes, pela primeira vez, para pessoas que vão roteirizar, dirigir e produzir seus filmes.

A ideia é orientar como a direção deve se comunicar com os diferentes profissionais, tanto no set de gravação como na ilha de edição. O exercício de gravar deu pra eles a dimensão do tempo que essas coisas levam. Este exercício os ajuda a estabelecer um plano de filmagem com mais noção da realidade do set e da montagem.

Como avalia esta coletânea que vai virar filme?

Marcia Medeiros – Não é inédito que as histórias tragam questões muito íntimas e pessoais de quem as escreveu. Estamos lidando com pessoas que moram em cidades pequenas e que estão tendo a chance de contar as suas histórias através do cinema. Os autores estão atentos e envolvidos. São diversas informações novas: como se constrói um roteiro, como se pensa a decupagem de um filme, qual a função do som, entre outras noções valiosas. A maioria das histórias é composta por ficções e por reconstituições de fatos vividos por eles. Acho que isto toca a sensibilidade. O filme pronto se torna um presente para suas famílias e para suas cidades. Há uma dimensão afetiva muito intensa ao mesmo tempo em que aprendem questões técnicas e estéticas da linguagem audiovisual.

Texto: Simony Leite Siqueira

Fotos: Equipe IMA

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