Clipping

Site Diário do Rio Doce
26/04/2024
Valadares tem histórias selecionadas pelo Curta Vitória a Minas para se tornarem filmes

GOVERNADOR VALADARES – Duas histórias de ficção de Valadares foram selecionadas para se transformarem em curtas-metragens da terceira edição do Curta Vitória a Minas.

Em “Os Amigos da Água”, Pedro Vinícius mergulha na importância dos laços comunitários de solidariedade. A história aborda como pessoas de diferentes origens e classes sociais enfrentam os desafios gerados pela escassez de água. Enquanto o autor Levi Braga, em “A Velha do Rio”, leva os espectadores em uma aventura às margens do Rio Doce. E destaca a relação entre o rio e o trem, importantes elementos da história da cidade.

As gravações dos curtas acontecerão em Governador Valadares com o envolvimento da comunidade local. Desde o dia 13 de abril, os autores estão participando de aulas preparatórias para aprender noções fundamentais sobre roteiro, direção, produção, fotografia, som e direitos autorais. A preparação combina aulas teóricas e práticas. De modo a prepará-los para a etapa final de execução dos filmes.

Conforme Levi, o projeto é a realização de um sonho: “Este curso é uma oportunidade única. É um sonho que eu tinha faz muito tempo. E, graças a Deus, está indo tudo bem”. Pedro, por sua vez, se sente grato pelo aprendizado cinematográfico: “É uma experiência muito gratificante, porque conseguimos aprender muita coisa. Estamos cada vez mais aprendendo como as coisas são elaboradas, todo o trabalho árduo por trás do cinema”.

Além de Governador Valadares, a oficina audiovisual reúne autores de diversas cidades, ou seja, tanto no Espírito Santo, como em Minas Gerais. Esta é a terceira edição do projeto, que visa não apenas transformar histórias locais em filmes, mas também registrar memórias, costumes, hábitos e lendas das localidades envolvidas. Contribuindo assim para o fortalecimento territorial e comunitário.

A Velha do Rio, Os Amigos da Água

Ficha de Inscrição

Assine

* indicates required