A caravana de cinema do Curta Vitória a Minas II desembarcará esta semana em Colatina para lançar os curtas-metragens “O Último Trem”, do vendedor Fabrício Machado Bertoni, e “Colatina, a Princesa do Rock”, do jornalista Nilo José Rezende Tardin. As obras integram a coletânea de ficções e documentários feitos por moradores de cidades que se desenvolveram no entorno da Estrada de Ferro Vitória a Minas.
A sessão gratuita ao ar livre será realizada nesta sexta-feira (07/07), às 19h30, na Área Verde de Eventos da Avenida Beira Rio.
Um caminhão-cinema equipado com uma estrutura com telona de 9×6 metros, projetores, sistema de sonorização e cadeiras para acomodar os espectadores está percorrendo cidades capixabas e mineiras para exibir em ruas e praças as histórias transformadas em filme através do Curta Vitória a Minas II.
Em cada sessão, a comunidade assiste ao curta-metragem do lugar e a obras feitas por outros autores selecionados.
Saiba mais sobre a obra “Colatina, a Princesa do Rock”
Os primeiros ventos do rock moveram Colatina em meados dos anos 60. O ritmo nascido no norte do planeta trouxe a rebeldia e a irreverência para a juventude da cidade sedenta por romper a monotonia e a caretice da época. Nasce, assim, no coração da princesa do norte, em 1965, a banda The Jet Boys, uma das precursoras do rock no Espírito Santo.
Quase seis décadas após o surgimento do conjunto musical, ao remexer o caldeirão de memórias, o jornalista Nilo Tardin transformou em filme a história do pioneirismo do rock no município, não somente nos palcos, mas também no jeito de se expressar, se vestir e se divertir. O documentário “Colatina, a Princesa do Rock” reúne antigos componentes da banda pioneira do rock no estado, resgata as noites no LiverPub (casa de shows inspirada nos Beatles), celebra a ousadia da Rádio Clube do Rock 87.9 (a única emissora capixaba que toca rock 24 horas), destaca a badalação das festas de arromba, como a Festa do Cafona, e ainda reverencia a relação do jeans e do motociclismo com a cultura do rock no município.
Saiba mais sobre a obra “O Último Trem”
Vinte e quatro de outubro de 1975 marcou a passagem do último trem na rua principal do centro de Colatina (ES) para a retirada dos trilhos da Estrada de Ferro Vitória a Minas.
A ferrovia instalada na primeira década do século XX havia impulsionado o desenvolvimento do município, fortalecendo-o como um dos mais importantes centros econômicos do estado.
Com a duplicação da Estrada de Ferro Vitória a Minas, a linha foi deslocada para uma variante em outro ponto da cidade, a três quilômetros do centro. A retirada dos trilhos é a inspiração para a história “O Último Trem” escrita pelo vendedor Fabrício Bertoni.
O autor criou uma ficção em torno deste acontecimento histórico marcante para a cidade. No filme, mãe e dois filhos pequenos lutam para sobreviver com a venda de cocada na antiga estação. As gravações aconteceram no distrito de Itapina, situada a cerca de 25 quilômetros da sede.
SERVIÇO:
CIRCUITO VITÓRIA-MINAS II – EXIBIÇÃO DE CURTAS
Curta-metragem: “Colatina, a Princesa do Rock”, de Nilo Tardin
Curta-metragem: “O Último Trem”, de Fabrício Machado Bertoni
Data: 07 de julho (sexta-feira)
Hora: 19h30
Local: área verde da avenida Beira Rio
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – PMC
Alessandro Bacheti / Giovana Lanna / Katler Dettmann / Maria Tereza Paulino
imprensa@colatina.es.gov.br
@prefeituracolatina
Texto e foto: Divulgação/ Instituto Marlin Azul