Eles foram os vencedores do concurso de histórias do Curta Vitória a Minas II, promovido pelo Instituto Marlin Azul
Dois moradores de João Neiva e Ibiraçu – Luan Ériclis Damázio da Silva e Ana Paula da Conceição Imberti –, respectivamente, estão entre os dez moradores de cidades mineiras e capixabas do entorno da Estrada de Ferro Vitória a Minas, que viverão a experiência coletiva de fazer um filme. Eles foram os vencedores do concurso de histórias do Curta Vitória a Minas II, promovido pelo Instituto Marlin Azul.
Os autores selecionados participarão de uma oficina audiovisual e, depois, voltarão para os municípios para a gravação das histórias com o envolvimento e a mobilização dos moradores, num movimento de fortalecimento da comunidade e do território.
Foram selecionadas histórias das cidades de Baixo Guandu, Colatina, Ibiraçu, João Neiva, no Espírito Santo; e Aimorés, Coronel Fabriciano, Ipatinga, Naque e Nova Era, em Minas Gerais. O projeto de formação, produção e difusão audiovisual resultará na realização de dez curtas-metragens, de até 15 minutos, com roteiro, direção e produção dos autores.
O projeto quer, a partir da oportunidade de contar uma história e transformar em filme, envolver e mobilizar a comunidade de cada cidade em torno de um projeto cultural de realização coletiva, valorizando os talentos e as potencialidades locais.
Histórias
A diversidade marca o perfil das histórias escolhidas. O conjunto reúne temáticas como relatos de vida, infância, empoderamento feminino, causos, crenças, encontros e despedidas das viagens de trem, a simplicidade e os desafios da vida do campo, os laços familiares e até a história e a contribuição do movimento rock’n’roll do Noroeste capixaba. A seleção traz assuntos como a riqueza das griôs, as guardiãs dos saberes e fazeres ancestrais; e a proteção e preservação das águas e das matas.
Outro tema que despertou a atenção para a realização de uma obra audiovisual foi a experiência de projetos sociais no acompanhamento e na proteção de gestantes em situação de vulnerabilidade social, a defesa do parto humanizado e o combate à violência obstétrica. Para selecionar as histórias, a comissão integrada por profissionais do audiovisual considerou critérios como o grau de originalidade do texto e o interesse gerado pelo tema.
Curso e gravação
O curso de formação básica será realizado no período de 4 a 18 de setembro, a partir de aulas presenciais. Os autores participarão de uma imersão audiovisual com aulas teóricas e práticas ministradas por profissionais de renome do cinema, da televisão e do jornalismo. Os participantes estudarão conteúdos sobre roteiro, direção, direção de fotografia, produção, som, direção de arte, edição, finalização e mobilização comunitária.
Após as oficinas audiovisuais, os autores retornarão aos municípios de origem para organização das filmagens com base no roteiro e o no plano de produção elaborados no decorrer do curso. Nesta etapa de gravação, o selecionado mobilizará membros da comunidade para participarem da experiência de gravar o filme, integrando funções técnicas ou artísticas, com o acompanhamento de profissionais e com o suporte de equipamentos de fotografia e de som do projeto. Na sequência, os filmes passarão pela etapa de montagem e de finalização, sempre sob a direção do autor selecionado.
Exibição
A terceira etapa do Curta Vitória a Minas II será a exibição dos documentários e ficções para as comunidades em sessões abertas e gratuitas. Um circuito de difusão com telonas de cinema percorrerá ruas e praças das cidades para apresentar os curtas feitos pelos moradores durante o processo de formação e produção. Em seguida, as obras serão inscritas em mostras e festivais audiovisuais de todo o país, possibilitando a divulgação e a visibilidade dos conteúdos para outros públicos.
Os selecionados
Nome: Luan Ériclis Damázio da Silva
História: O T-Rex e a Pedra Lascada
Cidade/Estado: João Neiva (ES)
Nome: Ana Paula da Conceição Imberti
História: Sem Título
Cidade/Estado: Ibiraçu (ES)
Nome: Ademir de Sena Moreira
História: O Tempo Era 1972
Cidade/Estado: Naque (MG)
Nome: Edmar Souza Moreira
História: O Dia dos Peixes
Cidade/Estado: Coronel Fabriciano (MG)
Nome: Elisangela Bello Pereira Barcellos
História: Lia, Entre o Rio e a Ferrovia
Cidade/Estado: Aimorés (MG)
Nome: Jaslinne Pyetra Matias dos Santos
História: Um Ponto Rotineiro
Cidade/Estado: Baixo Guandu (ES)
Nome: Luciene da Conceição Mendes Crepalde
História: Dezinha e sua Saga
Cidade/Estado: Nova Era (MG)
Nome: Nilo José Rezende Tardin
História: Colatina, a Princesa do Rock
Cidade/Estado: Colatina (ES)
Nome: Patrícia Araújo Azevedo Alves
História: “Um Olhar para a Maternidade”
Cidade/Estado: Coronel Fabriciano (MG)
Nome: Rita de Cacia Bordone
História: Santa Cruz
Cidade/Estado: Ipatinga (MG)