A caravana de cinema desembarcou em Periquito, Minas Gerais, neste domingo (24/11) para a quarta sessão gratuita do Curta Vitória a Minas III. Com 6.647 habitantes, de acordo com estimativa do IBGE, a pequena cidade começou como vila, em 1939, na região de Açucena. Tornou-se município, em 1991, através da votação em um plebiscito, e abriga uma das estações da Estrada de Ferro Vitória a Minas.
Durante todo o dia, o carro de som percorreu as ruas do território para convidar a comunidade para conhecer a mostra de filmes feitos por moradores de cidades do entorno da estrada de ferro através de um concurso de histórias. O evento estava marcado para 19h30, na quadra do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI).
As crianças e adolescentes marcaram presença na sessão composta por uma seleção de curtas inéditos da terceira edição e mais uma mostra especial de curtas animados com roteiro e desenhos de estudantes da rede pública do Projeto Animação do Instituto Marlin Azul.
A plateia se divertiu com o caldeirão de emoções provocados pelos filmes. Comédia, suspense, terror, drama e aventura se misturaram na coletânea de obras. E não faltou pipoca para acompanhar a sessão preparada especialmente para a comunidade desenvolvida na região da Bacia Hidrográfica do Rio Doce. A caravana se despediu de Periquito em direção a Governador Valadares. Nesta segunda-feira (25/11), às 19h30, a telona de cinema vai agitar a Praça de Esportes, no centro valadarense.
Depois de Colatina (21/11), Ibiraçu (22/11), no Espírito Santo, e Conselheiro Pena (23/11), Periquito (24/11) e Governador Valadares (25/11), em Minas Gerais, a caravana continuará na estrada mineira em direção a Belo Oriente (26/11), Ipatinga (27/11), Coronel Fabriciano (28/11), Nova Era (29/11) e João Monlevade (03/12).
O Curta Vitória a Minas III tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e realização do Instituto Marlin Azul, Ministério da Cultura/Governo Federal.
Texto: Simony Leite Siqueira
Fotos: Mariana de Lima