Colatina abre caminho para caravana de cinema da terceira edição

A caravana de cinema do Curta Vitória a Minas III inaugurou o circuito de exibição nesta quinta-feira (21/11) em Colatina, no Espírito Santo. A exibição aconteceu, às 19h30, no Ginásio de Esportes Zito Dalla, no bairro Marista. Dezenas de pessoas prestigiaram a noite de cinema apesar do tempo chuvoso. A grande atração da abertura foi a ficção “A Casa Sinistra”, de Marisa de Almeida. Inspirada em relatos reais, a história resgata uma experiência sobrenatural vivida pela autora e por sua família nas primeiras semanas após a chegada ao interior capixaba, no ano de 1986.

Marisa estava muito ansiosa para ver o filme na telona junto com a comunidade. Amigos e familiares, alguns deles integrantes do elenco do curta, marcaram presença na sessão cercada por muita expectativa. “Foi bom demais! É a realização de um trabalho de vários meses. É muito gratificante quando vemos na tela o resultado desta experiência. Ficou maravilhoso. Eu adorei. Foi mais do que eu esperava”, celebrou a diretora.

Atriz de teatro e professora de Artes Cênicas aposentada, Cláudia de Almeida, irmã da autora, a incentivou a enviar a história, auxiliou na organização dos figurinos e na seleção dos objetos de cena, preparou as atrizes e atores e desempenhou a função de assistente de direção. O elenco envolveu outros membros da família como a sobrinha Rebeca Almeida, o sobrinho Lorenzo Almeida, a cunhada Sebastiana Nascimento dos Santos e as primas Valentina dos Santos e Rittiele Vitória dos Santos, o amigo Osvaldino Roque Medeiros, além do ator e coordenador da Cia. Teatral Art’Manha, Kaio Henrique.

“A estreia foi muito bacana, apesar de ter mudado o lugar de apresentação poucas horas antes, por causa da chuva e do alerta de temporal, que prejudicou um pouco o público que esperávamos. As pessoas receberam muito bem o filme, gostaram muito! Eu fiquei surpresa com o resultado, gostei demais do que vi na tela, uma edição muito bacana da Lulu, a inserção da trilha sonora, o nosso trabalho de produção, com os atores. As pessoas gostaram bastante e ficaram orgulhosas de ver gente da comunidade na tela. Foi muito bacana a apresentação!”, comemora Claudia, que interpretou a mãe no curta-metragem.

Hoje (22/11) a caravana desembarcou em Ibiraçu, ainda em terras capixabas, para a exibição do filme “As Cercas”, de Otávio Maioli, às 19h30, no Ginásio Poliesportivo Dr. Antônio Barroso Gomes. Em seguida, o caminhão-cinema seguirá para Conselheiro Pena, Periquito, Governador Valadares, Belo Oriente, Ipatinga, Coronel Fabriciano, Nova Era e João Monlevade, em Minas Gerais. O Curta Vitória a Minas III tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, apoio local da Prefeitura Municipal de Colatina e realização do Instituto Marlin Azul, Ministério da Cultura/Governo Federal.

Texto: Simony Leite Siqueira

Fotos: Mariana de Lima

Ficha de Inscrição

Assine

* indicates required